Católicos comemoram dia do padroeiro com Torneio de Futebol

0
18

Nesta sexta-feira (16) é feriado municipal em Ji-Paraná em comemoração ao padroeiro da cidade, São João Bosco. A Igreja Católica, por meio da Pastoral da Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Semetur) realizará a final do 2º Torneio de Futebol Soçaite. O evento será na Comunidade São Gabriel, linha 205, área rural do Ji-Paraná.
As comemorações iniciaram no dia 28 de junho. Neste período oito seletivas foram realizadas nos setores São Caetano, Santa Maria Madalena, São Estevão, São Vicente, São Luiz Rei, Seminário, Centro e BR, envolvendo 38 comunidades. As equipes campeãs de cada comunidade se encontram para a grande final nesta sexta-feira.
A programação, divulgada pela Igreja Católica, prevê a recepção das comunidades a partir das 9 horas, Santa Missa às 10 horas, almoço comunitário às 12 horas e o início das finais do II Torneio de Futebol Soçaite às 13h30.
O padre José Celestino lembra que os participantes devem levar pratos, copos e talheres. Já a Semetur estará com uma equipe de professores de educação física e técnicos para coordenar uma Ação Recreativa que envolve todas as comunidades e todas as faixas etárias.
“Serão realizadas brincadeiras diversas e a atração que mais chama a atenção é o pula-pula”, disse a Secretária de Esportes e Turismo Seloi Totti. A equipe se desloca para a comunidade às 6h30 para deixar tudo pronto para a festa de comemoração do padroeiro.
A Prefeitura de Ji-Paraná é parceira da iniciativa da Igreja Católica e Pastoral da Juventude desde o primeiro torneio. “Queremos atingir o maior número possível de pessoas com atividades esportivas e recreativas, e o torneio rural é uma grande oportunidade”, salientou Seloi.
A Semetur desde o ano passado vem oferecendo a arbitragem e a premiação com troféus e medalhas no Torneio Dom Bosco. A parceria vem sendo fortalecida a cada ano, e novos projetos devem ser desenvolvidos. “Queremos manter, fortalecer e ampliar as parcerias no esporte”, finalizou a secretária.
Para Thiago Locatelli, um dos organizadores do torneio e representante da Pastoral da Juventude, o esporte tem contribuído para o intercâmbio entre as comunidades. “Não trata-se apenas de uma competição é uma oportunidade de conhecimento e relacionamento entre as diversas comunidades”, disse o organizador.
CINQUENTÃO – O diretor de Esportes da Semetur, Vilsom Mendes confirmou para o próximo domingo a decisão do Campeonato Cinquentão de Futebol de Campo entre Máster A e Máster B. A partida final acontece no Campo do Máster, bairro Nossa Senhora de Fátima, Segundo Distrito de Ji-Paraná, a partir das 8h30. Essa é a primeira Taça Ji-Paraná de Futebol Cinquentão, comentou Vilsom Mendes, afirmando que serão adaptados novos artigos no regulamento para deixar a competição cada vez mais atrativa.
Fonte: Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here