Calçadão em Vilhena: veja detalhes do projeto de requalificação da Major Amarante

0
16

Um dos projetos mais elogiados do escritório Jaime Lerner para Vilhena foi a requalificação da avenida Major Amarante. Através de um projeto inovador, o grupo de arquitetos e urbanistas sugere a criação do “Passeio Major Amarante”: um calçadão que valorize a circulação de pedestres como um “shopping a céu aberto”, bem arborizado e que favoreça o comércio através do aumento no fluxo de transeuntes que usarão o espaço de convívio.

O novo espaço, no projeto original, é planejado para ser implantado de de praça a praça, ou seja, ocupando a extensão da Major Amarante que compreende a praça Nossa Senhora Aparecida até a praça Angelo Spadari. É uma das propostas que mais impressionou e arrancou aplausos da plateia durante sua apresentação na 1ª Rondônia Rural Sul.

A proposta dos urbanistas é aproveitar uma das vias da avenida como calçadão em um espaço de “shopping a céu aberto”, com equipamentos públicos de circulação de pedestres, arborização nativa e patamares que promovam a socialização dos transeuntes em frente ao comércio da Major.

A arquiteta Debora Ciociola explicou os detalhes durante transmissão ao vivo feita pela Prefeitura. “Quando a gente visitou a cidade, identificamos a área central como sendo de grande potencial. É a área de encontro das pessoas no meio do município. A Major Amarante é uma avenida bem importante, com bom setor comercial e, por isso, a ideia é criar um ambiente no qual as pessoas possam se encontrar na rua, porque a rua é um local de encontro, onde se sai pra tomar café chopp, fazer compras e almoçar. A Major tem um ambiente incrível”, garantiu.

Conforme os especialistas, a intenção é criar um espaço socializado com características que vão acolher as pessoas, o que os urbanistas chamaram de “A praia de Vilhena”. Será um lugar de encontro. “Temos duas praças na Major, que o projeto prevê conectar. A ideia é começar em três quadras, da rua Quintino Cunha até a rua Costa e Silva, as primeiras a receber a intervenção. A ideia é realmente criar um calçadão para Vilhena, que favoreça os pedestres, o estar na rua, ou seja, um grande shopping a céu aberto”, explica Debora.

Para os projetistas, “se cuidarmos bem, temos um local seguro, de qualidade e bonito, que favoreça o comércio e o encontro das pessoas. Queremos valorizar a cidade. Aliás, poderá ser criada uma legislação específica de mobiliário urbano e comunicação visual, criando uma identidade para esse espaço, tratando isso de praça a praça, para eventos, desfiles, quermesses, apresentações culturais”, analisa a arquiteta.

No projeto, o desnível da avenida entre uma pista e outra recebeu a proposta inédita de ser vencidos com a criação de patamares que farão o fechamento total de um lado da via, através de paisagismo integrado com vegetação nativa, já que esta é mais resistente ao clima local e pode se sustentar sozinha, além de ser mais coerente com a cidade.

Equipamentos de acessibilidade e uma ciclovia de mão dupla fazem parte da iniciativa do “Passeio Major Amarante”, bem como espaços de convívio no outro lado da pista. Foi ainda lançada a sugestão de usar o brasão do município em uma releitura contemporânea e desconstruída no piso do calçamento a fim de para dar uma identidade visual para o espaço. O objetivo é que o local seja vivo, atraindo festivais de rua, jovens, música, eventos e atividades ao ar livre.

Esta é a primeira reportagem sobre os detalhes dos projetos dos arquitetos e urbanistas do escritório Jaime Lerner que devem ser discutidos com a comunidade. No decorrer dos próximos dias, outros projetos e diretrizes de planejamento apresentadas serão destrinchadas.

GARANTIDA DE EMENDA – O senador Marcos Rogério já se posicionou favoravelmente ao “apadrinhamento” desta obra, na avenida Major Amarante. Ele garantiu, durante o evento de apresentação, que destinará emendas para sua realização. A Prefeitura agora deve começar a debater o assunto junto à cidade, para então realizar o projeto de engenharia completo, prevendo, inclusive, a instalação da rede de esgoto (que deve começar em breve na cidade).

APROVAÇÃO POPULAR – Um portal de notícias locais com 9.400 seguidores publicou em suas redes sociais uma enquete pedindo a opinião dos internautas sobre o projeto. Depois de quase 24 horas no ar, a pesquisa já angariava mais de 400 votos e o “Passeio Major Amarante” recebeu aprovação de 90% dos votos.

Fonte: Semcom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here