Rondônia se despede de dois reconhecidos pioneiros

0
269

O Estado de Rondônia se despediu, nesta quinta-feira, 18, de dois reconhecidos pioneiros. Faleceu na noite da quarta-feira, 17, aos 85 anos o escritor, historiador e pioneiro de Rolim de Moura João Batista Lopes e na madrugada do dia 18, o escritor e pioneiro de Cacoal Setembrino Fernando Ragnini.

João Batista era considerado uma enciclopédia da história do estado de Rondônia, especialmente na região de Rolim de Moura. Com várias contribuições a instituições de ensino da cidade e da região, João Batista guardava consigo documentos e registros importantes da história da cidade. Entre as obras do escritor estão: Rolim de Moura Seus Pioneiros e Desbravadores, Rondônia Raízes e Memórias, Conhecendo Rondônia, Cacaieiros Anônimos e a Conquista de Rondônia. João Batista também teve passagens pelo rádio, onde atuou como radialista na Rádio Rondônia de Cacoal, também atuou na música como cantor. O velório de João Batista Lopes aconteceu na Capela Mortuária, em Rolim de Moura, município onde foi sepultado.

Setembrino Ragnini chegou ao município de Cacoal (RO), no ano de 1975 e também deixou seu legado para a história de Rondônia. Reunindo as lembranças construídas ao longo de sua vida, eternizou também os momentos na página do Livro “Memórias do meu viver”. O pioneiro faleceu dias antes de completar 92 anos, por falência múltipla dos órgãos. O sepultamento foi realizado na tarde da quinta-feira, 18, em Cacoal, em clima de grande comoção.

Neste momento de dor e tristeza a equipe do Jornal a Gazeta de Rondônia, roga a Deus conforto aos familiares e amigos, destes ilustres pioneiros que deixaram tão importante contribuição para a história de Rondônia.

Nilcéia Freitas – MTE/RO1468

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here