Índios manifestam contra a municipalização da saúde

0
143

Índios interditam a BR no Riozinho

Foto: jornalista Aroldo Tavares

APESAR DA LIBERAÇÃO DA BR364 NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA, NOVOS PROTESTOS NÃO ESTÃO DESCARTADOS PELOS LÍDERES INDÍGENAS.

Índios de várias etnias da Região de Cacoal e Espigão D´Oeste, em Rondônia, bloquearam a BR 364 próximo ao Riozinho, em protesto contra a municipalização da Saúde indígena no Brasil e a descentralização doa serviços do DSEI. Com faixas e cartazes, índios e servidores do DSEI, participaram das manifestações que tiveram início por volta das 9:30, desta quarta-feira. O bloqueio da BR tem por objetivo chamar a atenção das autoridades para a inviabilidade da transferência da responsabilidade da saúde indígena para os municípios , bem como os serviços prestados pelo DSEI.

Durante toda a manhã, motoristas de automóveis, motociclistas e carreteiros foram impedidos de passar. Apenas ambulâncias e outros veículos como os carros fortes foram liberados. Os indígenas alegam que os atendimentos aos indígenas seriam prejudicados. Segundo eles, as Prefeituras não têm capacidade financeira e tão pouco estrutura para realizar os atendimentos, principalmente pela precariedade do sistema de saúde.

  1. O líder indígena Marcelo Cinta Larga, por telefone, informou que as manifestações são pacíficas e por tempo indeterminado. “Esse  manifesto acontece em todo País até que haja um pronunciamento do Governo Federal em relação a municipalização da saúde e dos atendimentos oferecidos pelo DSEI”, explicou Marcelo, ressaltando que todas as etnias estão unidas e esperam uma solução para o impasse.

 

Nilcéia Freitas MTE/RO0001468

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here