Selo Unicef: CAPS Ariquemes realiza ação alusiva à campanha Janeiro Branco de conscientização sobre a importância da Saúde Mental

0
96

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), em parceria com a equipe articuladora do Selo Unicef no Município, o evento que faz parte da Campanha ‘Janeiro Branco’ ocorreu na manhã da última quarta-feira (23), na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  e contou com a participação de acadêmicos de psicologia das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR) e da Faculdade de Meio Ambiente (FAEMA).

Durante todo o dia, os visitantes tiveram acesso a rodas de conversa, oficinas terapêuticas, palestras sobre manutenção da saúde mental, momento de relaxamento e Yoga. O objetivo da campanha, de acordo com a Diretora do CAPS, Gracielle Escolhido, é aproveitar o momento de autorreflexão, que geralmente as pessoas fazem no início de cada ano, e levá-las a pensar na importância dos cuidados com a saúde mental.

Erly Oliveira, articuladora do Selo Unicef em Ariquemes, disse que a iniciativa de unir esforços para realização do evento veio da preocupação em orientar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre a manutenção do próprio equilíbrio emocional e mental, além de instruí-los a detectar sintomas adversos nos jovens. “As crianças e adolescentes enfrentam questões especiais muito específicas para a idade deles e que muitas vezes eles não conseguem externar, mas manifestam sintomas que podem ser identificados como pedido de ajuda.” Afirmou, Erli.

Segundo o Ministério da Saúde, em diagnóstico divulgado em setembro de 2017, entre 2011 e 2016 foi registrado crescimento no índice de suicídios e tentativas entre jovens de 15 a 29 anos. A frequência é maior entre os homens, chegando a 9 mortes por 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, o índice é quase quatro vezes menor (2,4 por 100 mil). Na população indígena, a faixa etária de 10 a 19 anos concentra 44,8% dos óbitos. O boletim também apontou que nos locais onde existem centros de apoio psicossocial (CAPS), o risco de suicídio reduz em até 14%.

A rede municipal de saúde de Ariquemes oferece atendimento especializado gratuito em psicologia e psiquiatria, através do CAPS  e do Centro de Reabilitação Belmira Araújo. Para ter acesso o cidadão precisa apenas buscar atendimento clínico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e, de posse do encaminhamento, solicitar agendamento na própria unidade.

Fonte: Comunicação PMA

Foto: Arquivo PMA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here