Unesc firma parceria com a Google e adota o Google for Education

0
710

Uma nova parceria promete ser o grande diferencial da Unesc para os próximos anos, em toda a Região Norte do país. Os últimos detalhes e treinamentos estão acontecendo nesta semana, para que a partir do próximo semestre, acadêmicos, professores e todos os colaboradores da instituição utilizem as ferramentas do Google For Education. Ferramentas que possibilitam aos alunos, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa, inovadora e com respostas rápidas dos docentes.

“A Unesc já iniciou os seus investimentos em tecnologia, o que vai transformar o o aprendizado em sala de aula. É um investimento que vai melhorar o ensino tanto para os acadêmicos da Unesc, como para os professores da nossa instituição”, ressaltou Antônio Carlos Nascimento, presidente da Mantenedora.

O Google For Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida tanto dentro, como fora das salas de aula. Afinal o acesso ao conteúdo trabalhado em cada disciplina pode acontecer a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

De acordo com Veruska Marques, Educadora Certificada Google e Coordenadora de Capacitação, a Unesc sai na frente ao disponibilizar aos seus alunos e colaboradores esta importante ferramenta. “É imprescindível que uma Instituição de Ensino Superior traga novas metodologias. Até para os professores poderem agregar à sua disciplina, com uma aula mais convidativa aos alunos. Afinal, hoje estamos preparando alunos para profissões que nós nem imaginamos que possam vir a existir. Os youtubers são um grande exemplo disso. Atividades de lazer, que se tornaram profissões”, destaca.

Entre as ferramentas que estarão à disposição dos acadêmicos e colaboradores da Unesc, estão o G Suite for Education, Google Drive, Google Classroom, Google Docs, Google Agenda e muitos outros. Assim como um ambiente exclusivo: o Google Classroom, equipado com Cromebooks à disposição dos acadêmicos.

Conforme explicou a Educadora Certificada Google, muitas pessoas tem uma conta Gmail, mas não fazem ideia das ferramentas que tem acesso para facilitar o seu dia-a-dia. “A Unesc está se associando a uma empresa que surgiu para a Educação. Isso é um diferencial! As possibilidades colocadas pelo Google for Education são inúmeras”, destacou Veruska Marques.

    Confira algumas das ferramentas Google For Education:

  Google Sala de Aula

O principal aplicativo do Google for Education foi especialmente desenvolvido para otimizar os processos de uma sala de aula e tornar o aprendizado mais eficiente. Tudo é feito utilizando o meio digital, então não se gasta papel e é possível aproveitar a tecnologia para incluir elementos multimídia nas aulas, como o Adobe Spark (que faz parte do conteúdo do curso ministrado pela Consultora). O Google Sala de Aula oferece também aos professores um painel onde conseguem controlar provas e trabalhos, além dos alunos que os estão produzindo. Tudo é dividido por turmas e classes, de forma que o professor consegue gerenciar exatamente o que é passado para cada uma delas.

ChromeBook

O Chromebook é um notebook concebido pelo Google e, normalmente, fabricado por uma empresa parceira, no caso o modelo escolhido pela Unesc foi o da Samsung. O laptop traz o sistema operacional Chrome OS, criado pela mesma companhia e que funciona totalmente baseado na web, com extrema velocidade e funcionalidade Google. O Chromebook será de livre uso dos alunos e comunidade na Google Classroom que está em construção nas unidades da Unesc, conforme o projeto arquitetônico na foto.

Google Gmail

O e-mail permanece como uma ferramenta confiável de comunicação para Educação também, e o Gmail, fazendo parte do Google for Education, impede conteúdos não apropriados ao Ensino. O Gmail possui uma série de recursos que o colocam à frente de qualquer programa de e-mail. Além de ter um vasto espaço de armazenamento e ser acessível diretamente por qualquer navegador de internet, ele é plenamente integrado aos outros serviços do Google, como Google Drive, Google Agenda, entre outros.

Google Drive, G Suite

O G Suite é composto por ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações de slides e o Google Drive atua como uma pasta virtual em que o aluno e o professor podem fazer upload dos seus arquivos e mantê-los disponíveis na nuvem, acessíveis de onde precisar.

O Google Drive é um dos principais aliados dos Educadores e dos alunos. Através dele, é possível criar documentos como tarefas, trabalhos e até avaliações. Com o sistema de compartilhamento, o dono do arquivo pode determinar quais alunos ou turmas poderão abri-lo, completá-lo e editá-lo; sempre com o controle e acompanhamento dos Educadores.

Google Agenda

A vida escolar ou acadêmica é gerida e operacionalizada por datas e prazos. O Google Agenda permite a criação e gestão de calendários onde é possível adicionar compromissos e eventos com data e hora, como entrega de trabalhos, provas e avaliações.

O compartilhamento de agendas entre Professores (seletivamente) permite aos alunos serem convidados para atividades, além do acompanhamento e engajamento nas atividades.

Google Sites

Páginas da web são muito úteis porque conseguem abrigar texto, links, imagens e vários outros recursos multimídia. Para a Educação, é muito valiosa a possibilidade de criar páginas da web com facilidade. O Google Sites pode ser usado para criar painéis de informações para os alunos, murais de recados entre professores, reunir dados importantes sobre disciplinas e cursos inteiros.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc, com informações da Consultora Certificada Google)  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here