SUFRAMA discute elaboração de plano de atração de investimentos com classe empresarial do Acre

0
18
Cumprindo agenda de trabalho no Estado do Acre, o superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, acompanhado de técnicos da autarquia das áreas de Estudos Econômicos e Empresariais e de Comércio Exterior e de servidores da Coordenação Regional de Rio Branco, reuniu-se com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC), nesta terça-feira (27), na sede da Fieac, em Rio Branco, com o intuito de subsidiar o plano de atração de investimentos da autarquia para o Estado.

A comitiva foi recebida pelo vice-presidente da Fieac, José Luiz Assis Felício, pelo superintendente da Fecomércio-AC, Deywerson Galvão, e por empresários filiados às entidades.

Durante a reunião, Tolentino e técnicos da SUFRAMA apresentaram o Plano de Atração de Investimentos, que está sendo construído pela autarquia em conjunto com diretrizes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “Estamos no momento de levantamento de informações para buscar quais serão os segmentos prioritários para cada Estado da área de atuação da SUFRAMA e, em seguida, levar esse material consolidado ao governo federal”, explicou o superintendente.

Para Tolentino, a construção do Plano de Atração de Investimentos será uma ação trabalhada em nível regional, uma vez que a SUFRAMA atua nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. “Queremos trabalhar uma política para criar um polo de desenvolvimento da Amazônia. Não somente a Amazônia brasileira, mas toda a Panamazônia, e estamos nos articulando com os nossos Estados de abrangência e os países vizinhos para estreitar nossas relações”, complementou.

Para isso, a SUFRAMA também terá uma reunião com representantes da Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija (Zofracobija), na quarta-feira (28), na qual deverá construir as bases de um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de temas de interesse mútuo.

Em relação ao Plano de Atração de Investimentos da SUFRAMA, a Fieac apontou o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre como a ponte para discussões de estratégias com a autarquia. “Eles têm o observatório econômico, que já está trabalhando em identificar as potencialidades, estudar as cadeias produtivas e criar uma grande base de dados que vai ao encontro da proposta da SUFRAMA”, explicou José Luiz Felício, vice-presidente da entidade.

Na ocasião, a equipe da SUFRAMA visitou as dependências do Fórum, localizado no prédio da Fieac. Também ficou acordado que a autarquia participará da reunião prevista para o mês de dezembro, onde será apresentado um relatório com os segmentos prioritários para investimentos no Estado do Acre.

Além da discussão sobre o Plano de Atração de Investimentos, também foram debatidos alguns entraves para o desenvolvimento econômico do Estado, como a ponte sobre o rio Madeira, o anel viário do município de Brasileia, a instabilidade do fornecimento de energia e a demora no desembaraço aduaneiro na área de fronteira.

Também ficou prevista, para o início de 2019, a realização de um seminário sobre engenharia tributária nas Áreas de Livre Comércio da Amazônia Ocidental, para apresentar todo o pacote de incentivos administrados pela SUFRAMA ao empresariado do Estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here