Parceria do Detran com UNIR permite que universidade seja a 1º no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação

0
37

Promover ideias e soluções eficientes não é uma tarefa fácil, mas é possível se houver força de vontade para mudar pequenas e grandes realidades, como no caso do professor mestre Renato Pinto de Almeida Neto. Preocupado com o grande número de acidentes de trânsito que ocorriam em frente à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no município de Guajará Mirim, o docente decidiu reverter a situação através da educação de trânsito e cursos de pilotagem.

Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (RENAEST) a frota de Guajará Mirim em sua maioria é composta por motocicletas e motonetas, somando 56,1%, resultando em eventos diários de colisões no município.

Com o agravante dessas ocorrências o professor decidiu participar de um curso de instrutor em outro Estado, prestado pela Yamaha, e levou a ideia à universidade para criação do projeto de extensão universitária “Motociclismo com Segurança” do curso de Gestão Ambiental.

Após a aprovação, iniciaram-se as aulas teóricas que ficaram a serviço da servidora Edna Almeida – responsável de Educação de Trânsito da região. E aulas práticas com o professor, que realiza o curso no bumbódromo de Guajará, além da participação em eventos como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito.

Segundo Renato, o projeto visa conscientizar o maior público possível e tende a crescer e expandir para outras cidades. “As aulas ministradas são para alunos, mas também para a comunidade, assim como já ofertamos o curso para uma cooperativa de moto táxi. A meta é levarmos o curso para Porto Velho no próximo ano”, afirma.

A parceria entre Detran, Yamaha e universidade, permite que a Unir seja a primeira no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação, colaborando para redução da violência no trânsito e promoção de condutores mais responsáveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here