Detran de Rondônia lança versão eletrônica do documento do veículo

0
38

O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO, lança, na próxima quarta-feira (31) a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A novidade estará disponível, juntamente com a CNH Digital, no APP Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Em todo o Brasil, Rondônia é o terceiro a implantar o documento digital, bem como os estados do Ceará e Distrito Federal. Até o dia 31 de dezembro deste ano, a tecnologia deverá ser adotada pelos Detrans de todo o país, conforme determinação da Resolução nº 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido para verificar se o CRLV é falso em uma abordagem de trânsito, por exemplo. Além disso, permite exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado.

A cerimônia de lançamento faz parte da programação do II Seminário “Nosso trânsito, Nossas Vidas”, que tem como objetivo discutir e debater a segurança viária e humanização do trânsito através da educação de trânsito em celebração ao 32º aniversário do órgão.

O CRLV Digital permite o cadastramento do veículo no próprio aplicativo e não exige que o proprietário compareça ao Detran. “É mais uma inovação do Serpro, oferecendo garantia e segurança. Traz praticidade ao cidadão, já habituado a levar o celular para todos os lugares”, destaca a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Para ter o CRLV Digital, o proprietário do veículo tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2018 e o Detran de registro do automóvel tem que já ter aderido à tecnologia. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e Google Play.

Segundo o diretor geral do Detran, Paulo Francisco de Moraes Mota, “a versão eletrônica facilita a vida de condutores, que agora terão mais um meio de apresentar a documentação do veículo de maneira fácil e rápida. Essas inovações fazem parte do plano de garantir mais comodidade aos usuários do órgão através de recursos tecnológicos”, afirma.

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel.

Como obter

Quem já possui a CNH Digital basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já disponível na APP Store e Google Play, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

Para saber qual Detran já aderiu ao CRLV Digital, basta consultar em https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here