FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL” CHEGA A SÃO PAULO

0
143

Nos dias 4 e 5 de agosto, o Festival oferece uma experiência completa ao público, apresentando a gastronomia desde sua origem até o prato. São estandes, receitas, aulas teóricas e práticas mostrando a diversidade da culinária brasileira

Mapear a gastronomia brasileira com seus personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes – e seu caminho da origem até a mesa. Este é o trabalho realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil. E nos dias 4 e 5 de agosto, a terceira edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo, no Jockey Club, materializa todo este conteúdo para o público com mais de 75 atrações gastronômicas, sendo o único evento que reúne na cidade representantes de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. O calendário Fartura 2018 inclui a realização de festivais em Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre (que aconteceu em maio), Belém, Tiradentes e Lisboa.

No Festival, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos de chefs de todo o país, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir às cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística pensada especialmente para o evento. Entre as atrações desta edição, estão o pianista de blues Ari Borger, o grupo instrumental Duo Finlândia e a banda Charanga do França, liderada pelo saxofonista e compositor Thiago França, entre clássicos da música brasileira e do jazz e composições próprias.

Todas as atrações gastronômicas do evento foram pesquisadas por meio da Expedição Fartura – Comidas do Brasil, que já percorreu todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Foram mais 70 mil quilômetros, visitando mais de 200 cidades e entrevistando mais de 500 personagens da culinária do país, coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas.

Neste ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passou por Porto Alegre, em maio, e além de São Paulo acontecem em Tiradentes.

Dentre várias programações do Festival, está o Cozinha ao Vivo – Área destinada à demonstração de produção em tempo real, preparo e venda de receitas diferenciadas dos chefs convidados.

É nesse espaço que o Chef Diogo Sabião vai cozinhar para mais de 100 pessoas a Paella Amazónica, uma releitura contemporânea da clássica Paella Espanhola, usando o que temos de mais rico na nossa região.

A Paella amazónica, além de levar os ingredientes clássicos da Paella Espanhola, recebera o Tucupi como cado de cozimento do arroz, o verde e o formigamento peculiar do Jambú, o óleo de castanha para refogar. Além do Pirarucu, peixe gigante dos rios amazónicos.

Para acompanhar o prato, o Chef levara as famosas farinhas do Norte do Brasil, como a farinha do Uarini, do Amazonas, e a Farinha de Cruzeiro do Sul, do Acre.

A Distribuidora Coimbra e O Banco Sicoob Portocredi apoiam a ida do Chef para o festival, fomentando a gastronomia de Rondônia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here