A ressocialização de presos foi tema de audiência pública na em Cacoal

0
220

“O vereador Jabá trouxe para discussão o método de trabalho APAC que garante humanização das prisões”

“Em 2015 participei de um evento em Brasília e desde lá comecei a enxergar de maneira diferente essa questão de ressocialização de apenados”, disse o vereador proponente Jabá Moreira (PRP), emocionado durante a abertura da Audiência Pública para tratar de assuntos referentes à implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) que foi realizada na noite da última terça-feira (05), pela Câmara Municipal. A experiência já presente em 23 países e em muitos estados brasileiros apresenta em Minas Gerais o melhor índice de ressocialização, acima de 90%, o engajamento pleno dos apenados em atividades produtivas.

 

A audiência sobre o método revolucionário que prova ser possível reintegrar apenados/condenados ao convívio social, presidida pelo vereador Jabá contou com a presença do vice-governador Daniel Pereira, prefeita Glaucione Rodrigues, presidente da Câmara Paulinho do Cinema, Representando a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC –RO) Coronel Paulo Sérgio Gonçalves, promotor de justiça Diogo Rocha , defensor público Yassuo Trojjan, presidente do Conselho Municipal de Segurança Noeme Ribeiro, Sandra Fernandes Machado assessora da governadoria, Presidente da Pastoral Carcerária Antônio Masioli, Tenente Coronel  Iago Trindade comandante do 4°Batalhão de Polícia Militar. A metodologia tem como base a humanização das relações em ambiente privativo da liberdade com uma alternativa de punição que tem como meta, recuperar, estimular à profissionalização e evitar a reincidência ao crime.  “Estive em Minas Gerais na semana passada e pude ver de perto a transformação do sistema com este método”, testemunhou o vice-governador Daniel.

“Quando as autoridades querem, a sociedade se mobiliza e se interessam, as coisas acontecem”, finalizou Jabá sensibilizado.  Prestigiaram também a audiência acadêmicos, professores universitários, membros do judiciário, representantes da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Ordem dos Advogados do Brasil, os vereadores Maria Simões, Valdeci Goleiro e Nilton Cesar. De acordo com o parlamentar proponente será formada uma comissão para dar prosseguimento às próximas etapas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here