Sebrae realiza Semana do Microempreendedor Individual em Rondônia

Empresários de pequenos negócios terão a possibilidade de sair da informalidade

0
123

Para superar a inércia gerada pela crise econômica no país, o Sebrae em Rondônia realizará, de 8 a 12 de maio, em 14 municípios, entre eles Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Vilhena e Porto Velho, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Serão oferecidas assessorias e orientações através de cursos e planejamentos de negócios, com vistas a capacitar os empreendedores, tornando-os mais capazes a manter e desenvolver suas aptidões.

Serão montadas estruturas em locais de grande movimentação ou nos escritórios do Sebrae para atender a população. Algumas localidades terão um balcão de atendimento para formalização de negócios, emissão da documentação de arrecadação simplificada (DAS-MEI) e esclarecimento de dúvidas, através de atendimento personalizado.

A analista do Sebrae em Porto Velho, Sylvia Cassemiro, explica que durante a Semana do Microempreendedor Individual, a população terá acesso a palestras, cursos e oficinas. “O cidadão também poderá tirar dúvidas sobre os benefícios e vantagens de ser um MEI. Temos uma grande estrutura à disposição para ajudar o empreendedor a sair da informalidade. Caso ele já esteja formalizado, temos várias opções para ele melhorar seu negócio”, explica.

O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, foi a responsável por possibilitar o trabalhador informal a se legalizar e ter benefícios.

Atualmente, para se enquadrar na categoria de MEI, é preciso ter como limite de faturamento R$ 60 mil por ano, não podendo ter participação em outra empresa como sócio ou titular e possuir no máximo um empregado com salário limitado ao mínimo vigente ou o piso da categoria.

O MEI, além de trabalhar de maneira legalizada, tem direito a benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.

É uma ótima opção para o trabalhador informal, já que se tornando um MEI, passará a ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que lhe facilitará a abertura de conta bancária, contratos com órgãos públicos, financiamentos e emissão de notas fiscais.

Para saber sobre a programação completa, acesse mei.ro.sebrae.com.br ou entre contato pelo 0800 570 0800 ou ainda 9 8130-5656 (WhatsApp).

Semana do MEI investe em capacitação on line e orientação

Programações presencial e digital estão repletas de atividades voltadas para o Microempreendedor Individual, de 8 a 13 de maio

Brasília – O interesse pelo empreendedorismo cresce no país e já é uma opção de renda para muitos brasileiros que perderam o emprego com carteira assinada. Para apoiar esses empresários em potencial, ajudar na sua formalização, capacitá-los como microempreendedores individuais e orientá-los em gestão e finanças, o Sebrae promove em maio a Semana do MEI.

De 8 a 13, estão previstas ações presenciais em quase mil cidades de todo o país, além de uma extensa programação digital. Também haverá atividades de orientação financeira, incentivando a adimplência do MEI e a renegociação de dívidas.

O presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos destaca a importância da iniciativa, “sem dúvida é o maior programa de inclusão econômica e social do mundo na atualidade, é a porta de entrada para aquele que quer dar o primeiro passo no empreendedorismo”, afirma Afif, destacando que existem hoje no país 7 milhões de MEI.

Programação

A programação presencial fica a cargo de cada estado e pode ser visualizada aqui. Serão oferecidas palestras, oficinas e várias capacitações com especialistas em pequenos negócios, em que serão abordados temas como plano de negócio, compras governamentais, inovação, sustentabilidade, entre outros. O Sebrae também disponibilizará um canal on line de atendimento para o MEI durante os dias de evento por meio do Fale com o Especialista.

Ao longo da semana estão previstos também três palestras virtuais Papo de Negócio, em que um palestrante comenta sobre um tema específico e, ao longo da semana, os internautas mandam perguntas sobre o assunto, que são respondidas na sexta-feira, em vídeo. Também devem ser realizados dois Facebook lives com especialistas em previdência e tributação do MEI. Veja mais informações abaixo.

Também estão disponíveis conteúdos do Sebrae voltados para o MEI na páginahttp://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei/Conteudos.

Por:Mario Antônio Veronese

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here